sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O sumiço das palavras

Não é de hoje que vemos um constante desaparecimento das palavras, bem como o seu encurtamento.Mas algo que se torna bem intrigante para quem é leitor assíduo de blogs é o espaço reservado aos comentários:
Há aqueles que brigam para serem os first (s). Depois do tão esplendoroso comentário (first), vem um desejando que o orgão genital masculino penetre o orifício anal do first-lógico que numa linguagem vulgar.Daí por diante, não tem nada de importante, nada que favoreça a auto estima de quem se dignou a compartilhar algo com o público, que sirva de incentivo ou que contribua com aquilo que foi dito.
É bom lembrar que há as exceções(não vamos generalizar).
Mas a revolta aqui é por comentários inúteis, que não fazem a mínima diferença.Podemos perceber ao longo dos comentários, que alguns usam o espaço como ringue verbal e ficam se degladiando com réplicas e tréplicas.
Ora!É para comentar aquilo que foi publicado.
Descendo a lista encontramos rsrsrsrssrsrs,huhuahuaahuaha, opspsksapspsksjh, hihihihi,hehehehehe,hahahahahha, \o/, :P, kkkkkkkkkkkkkkk, nosss!um eae?, afff!, bang bang, tic tac...E assim por diante.
Seriam onomatopeias tomando conta da Língua Portuguesa?E a beleza das palavras? E o processo de formação de toda uma língua?
Alguns blogueiros dizem que a culpa é da "maldita inclusão digital".Na verdade, o que não está acontecendo é bom aproveitamento da tecnologia e assim, temos que nos contentar com as simples onomatopeias( se é que assim podemos chamá-las) e assitir ao sumiço das palvras, calando-nos, lendo menos e consequentemente, limitando-nos a não reagir , nem escrev
er.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Expressões ditas ao pé da letra


Quebrar a cara – Romper a fisionomia.

Nem que a vaca tussa – Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina expirar fortes contrações laringo-bucais.

Chutar o balde – Derramar água pelo chão através do tombamento violento e premeditado de seu recipiente.

Filho da puta – Filho de uma inocente mãe que presta serviços sexuais a troco de dinheiro.

Tirar o cavalinho da chuva – Retirar o filhote de equino da perturbação pluviométrica.

Esticar as canelas – Alongar as tíbias.

Pagar o mico – Creditar o primata.

Nem a pau – Sequer considerar a utilização de um longo pedaço de madeira.

A vaca foi pro brejo – A ruminante bovina deslocou-se para terreno sáfaro e alagadiço.

História pra boi dormir - Colóquio soporífero para gado bovino repousar.

Encher o saco - Dar carga à bolsa escrotal.

Conversa mole pra boi dormir – Prosopopéia flácida para acalentar bovinos .

Dar uma de João-sem-braço – Aplicar a contravenção do Sr. João, deficiente físico de um dos membros superiores.

Cair matando - Derrubar com mortais intenções.

Engolir o sapo - Deglutir o batráquio.

Chutar o pau da barraca – Derrubar com a extremidade do membro inferior o suporte central de uma das unidades de acampamento.

Dar um pé-na-bunda de alguém – Impulsionar bruscamente a extremidade do membro inferior contra a região glútea de alguém.

Semântica pura

Nas duas últimas semanas, meu querido mestre, José Neres, lecionou para minha turma concludente do Curso de Letras, a disciplina Semântica. O problema é que agora não sei mais só decodificar as coisas, nem dissertar, simplesmente.Eu tenho que deixar tudo explicado só nas entrelinhas e tenho que ler as entrelinhas de tudo. Acreditem, esse homem tem esse poder de me manipular, toda vez que ele entra em minha sala de aula, seja uma simples leitura recomendada(na verdade soa mais como uma ordem) uma simples palavra(aparentemente inocente), que me impulsiona a ver as coisas com outros olhos.
É a marca positiva que ele deixa em mim.
Num bom sentido, é a Semântica me penetrando.
Hoje encontrei no blog vidabesta.com uma tirinha que logo de cara, li as entrelinhas.Achei muito legal.A princípio, para alguns leigos, pode parecer bobagem, mas tente refletir sobre esse simples desenho, cujo autor já ganhou a minha admiração.