quarta-feira, 16 de maio de 2012

Poema e poema visual

O poema

Poema é um gênero textual que se constroi não apenas de sentimentos, mas também por meio do emprego do verso e de seus recursos musicais- a sonoridade e o ritmo das palavras- e de palavras no sentido figurado, conotativo.
A musicalidade que caracteriza os textos poéticos é  resultado da utilização de recursos presentes na poesia de todos os tempos, tais como a métrica, o ritmo, a rima, a aliteração e a assonância.









VERSO

Sucessão de sílabas ou fonemas que formam uma unidade rítmica e melódica, correspondente a uma linha do poema.
ESTROFE
É um agrupamento de versos
AS ESTROFES PODEM SER CLASSIFICADAS DE ACORDO COM O NÚMERO DE VERSOS. OBSERVE COMO SE CHAMA CADA ESTROFE:
Dísticos:Estrofes com dois versos;
Tercetos: Estrofes com três versos;
Quadra ou quartetos: Estrofes com quatro versos;
Quintilhas: Estrofes com cinco versos;
Sextetos:Estrofes com seis versos;
Sétima: Estrofes com sete versos;
Oitava: Oito veros;
Nona: nove versos;
Décima: dez versos.
AS FORMAS FIXAS
Uma das composições de forma fixa mais conhecida é o soneto, em que os versos são agrupados em dois quartetos e dois tercetos.
Outros poemas de forma fixa são:
Balada: Três oitavas e um quarteto;
Vilancete: Um terceto e outras duas estrofes de qualquer número de versos;
Rondó: Apenas quartetos ou quartetos combinados com oitavas;
Haicai- poema de origem japonesa. Constituído por uma estrofe de três versos, com 17 sílabas poéticas, distribuídos deste modo: 5 sílabas/7 sílabas/5 sílabas (respectivamente).
Vem cá, passarinho
E vamos brincar nós dois
Que não temos ninho.
Yataro Kobayashi
MÉTRICA
Medida dos versos; a divisão de sílabas poéticas que é feita diferentemente do modo gramatical.
Observe o verso:
“Mi/nha/ des/gra/ça, ó /cân/di/da/ don/ze/la,
O/ que/ faz /que o /meu/ pei/to a/ssim/ blas/fe/ma”
10 sílabas poéticas
Obs: A última sílaba tônica gramatical do verso é a última sílaba poética.
De acordo com o número de sílabas poéticas, os versos recebem os seguintes nomes:
Monossílabo:
Dissílabo;
Trissílabo;
Redondilha menor;
Redondilha maior;
Octassílabo;
Decassílabo;
Alexandrino
RITMO E RIMA
RITMO: Combinação de acentuações das palavras, de forma a dar melodia;
RIMA:Recurso musical baseado na semelhança sonora das palavras no final ou no meio de cada verso.
ENFIM...O POEMA VISUAL
Poesia visual pretende ser um tipo de poesia em que, abolindo-se certas distinções entre os gêneros como poesia, teatro, música, dança, pintura, escultura e outros, o texto, as imagens e os símbolos estão distribuídos de forma que o elemento visual pode assumir a principal função organizacional da obra, não dependendo da existência de símbolos de escrita para sua caracterização como poesia, embora não os excluindo.
A poesia visual é "uma tentativa de romper com a ditadura da forma discursiva do poema, de vencer o domínio da gramática ou mesmo de superar a construção prosística na poesia".
COMO SURGIU?
Por volta da década de 1950, surgiu o movimento artístico denominado Modernismo, que abrangia todas as artes, principalmente Plásticas e Literárias.
O Modernismo veio romper com as expectativas, com os paradigmas de que a Arte deve ser o tempo todo certinha.
Com isso, surgem as Vanguardas Européias, que era como se chamava cada vertente do Modernismo. Uma dessas vanguardas era o Cubismo que valorizava a forma, em vez da ordem e o Concretismo, que buscava utilizar efeitos gráficos, aproximando a linguagem e o design.
Na verdade, o poema visual, já existia antes disso, mas só depois do Modernismo é que foi aceito como poema.
Portanto, poema visual, é aquele que mistura as duas linguagens: verbal e não verbal, além da disposição e da forma das palavras, afim de associar o que está posto com o sentido do texto.
CONCRETISMO E SEUS PRINCIPAIS REPRESENTANTES
O Concretismo surgiu em 1953, primeiramente na música, depois na poesia e, por último,  nas Artes Plásticas. Nas obras surgidas no movimento, não há intimismo nem preocupação com o tema, seu intuito era acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
Sua máxima expressão mundial é o grupo concretista de São Paulo, fundador da Revista "Noigandres", na década de 1950, liderado pelos irmãos Campos (Augusto de Campos e Haroldo de Campos), Décio Pignatari e José Lino Grunewaldt.
A partir da década de 1960, poetas e músicos do movimento passaram a se envolver em temas sociais, surgindo várias tendências pós ou neo-concretistas, entre eles Ferreira Gullar, o poema-práxis e Paulo Leminski.






terça-feira, 15 de maio de 2012

O texto teatral


ORIGEM:
A história do teatro remonta desde a Grécia antiga (séc. V a. C.), na qual a representação teatral era concebida como a principal atividade artística. Encenavam-se peças, em especial as tragédias, cujo intuito era conduzir os expectadores à catarse - uma espécie de purificação da alma, dada pela liberação das emoções.
 Com o passar do tempo, novas modalidades foram se incorporando ao gênero dramático, tais como:
As comédias: representações nas quais a temática perfaz-se de fatos circunstanciais e corriqueiros, tendo pessoas pertencentes às classes populares como personagens;
O auto: uma peça curta e de cunho religioso, cuja temática liga-se a entidades abstratas, também chamadas de alegorias (amor, hipocrisia, bondade, virtude, dentre outras);
A farsa: voltada para a sátira dos costumes sociais. 
.
Com o surgimento  das novas modalidades do texto dramático, a catarse foi sumindo e dando lugar ao protesto, às denúncias  das injustiças sociais e reflexões filosóficas sobre a existência humana.
CARACTERÍSTICAS DO TEXTO TEATRAL/DRAMÁTICO:
  • O texto teatral se assemelha ao texto narrativo pois possui todos os seus elementos, exceto narrador;
  • Não há necessidade de narrador, pois a história se desenrola por meio de diálogos;
  • Os diálogos são indicados por meio dos nomes dos personagens, que aparecem em destaque, seja por meio de letras de forma ou em negrito, separados  por um hífen;
  • O discurso empregado nos diálogos é o discurso direto, ou seja, mantém-se a fala original dos personagens;
  • Para explicar  as ações, marcações de cena, expressões faciais e corporais(estado de ânimo) dos personagens, indicar música, figurino, iluminação, etc, escrevemos textos entre parênteses ou em itálico, que são chamados de rubricas;
  • A variedade e o nível linguístico do texto teatral podem variar de acordo com o perfil dos personagens e do contexto;
  • Há a existência do conflito: situação caracterizada por uma oposição e uma luta de vontades entre os personagens, condicionando a plateia/leitor a criar uma expectativa em relação aos fatos presenciados ou lidos.
O AUTO DA COMPADECIDA- ARIANO SUASSUNA
JOÃO GRILO- Ele diz “à misericórdia”, porque sabe que, se fôssemos julgados pela justiça, toda a nação seria condenada.
PALHAÇO- Auto da Compadecida! (Cantando.) Tombei, tombei, mandei tombar!
ATORES, respondendo ao canto - Perna fina no meio do mar.
PALHAÇO- 0i, eu vou ali e volto já.
ATORES, saindo- Oi, cabeça de bode não tem que chupar.
PALHAÇO- O distinto público imagine à sua direita uma igreja, da qual o centro do palco será o pátio. A saída para a rua é à sua esquerda. (Essa fala dará ideia da cena, se adotar uma encenação mais simplificada e pode ser conservada mesmo que se monte um cenário mais rico.) O resto é com os atores.
(Aqui pode-se tocar uma música alegre e o Palhaço sai dançando. Uma pequena pausa e entram Chicó e João Grilo).
JOÃO GRILO- E ele vem? Eu estou desconfiado, Chicó. Você é tão sem confiança!
CHICÓ- Eu, sem confiança? Que é isso, João, está me desconhecendo? Juro como ele vem. Quer benzer o cachorro da mulher para ver se o bicho não morre. A dificuldade não é ele vir, é o padre benzer. O bispo está aí e tenho certeza de que o Padre João não vai querer benzer o cachorro.
JOÃO GRILO- Não vai benzer? Por quê? Que é que um cachorro tem de mais?
CHICÓ- Bom, eu digo assim porque sei como esse povo é cheio de coisas, mas não é nada de mais.
[...]
O TEATRO NO BRASIL
O teatro brasileiro surgiu quando Portugal começou a fazer do Brasil sua colônia (Século XVI). Os Jesuítas, com o intuito de catequizar os índios, trouxeram não só a nova religião católica, mas também uma cultura diferente, em que se incluía a literatura e o teatro.
Aliada aos rituais festivos e danças indígenas, a primeira forma de teatro que os brasileiros conheceram foi a dos portugueses, que tinha um caráter pedagógico baseado na Bíblia. Nessa época, o maior responsável pelo ensinamento do teatro, bem como pela autoria das peças, foi Padre Anchieta.
O teatro realmente nacional só veio se estabilizar em meados do século XIX, quando o Romantismo teve seu início. Martins Pena foi um dos responsáveis pôr isso, através de suas comédias de costumes. Outros nomes de destaque da época foram: o dramaturgo Artur Azevedo, o ator e empresário teatral João Caetano e, na literatura, o escritor Machado de Assis.
ESTRUTURA DO TEXTO TEATRAL
  • Geralmente, o texto teatral apresenta a seguinte estrutura:
  • Título;
  • Rubricas;
  • Diálogos.
  • Nas rubricas, temos as indicações de cenas, de entrada dos personagens e todas as informações técnicas para a equipe envolvida  na montagem da peça.

Receita Culinária-6º ano

O gênero injuntivo:
A injunção ou texto injuntivo é uma tipologia textual, assim como a narração e a dissertação.
Ela indica como realizar uma ação. Também é utilizado para predizer acontecimentos e comportamentos. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: Previsões do tempo, receitas culinárias, bulas de remédios, médica,  manuais, leis, convenções, regras, etc. receita
Obs: O texto falado pelo GPS também pode ser considerado um texto injuntivo.
Estrutura da receita culinária:
  • Apresenta título, sempre se tratando de algum alimento a ser preparado;
  • Apresenta duas partes: Ingredientes e modo de preparo;
  • Ingredientes: Apresenta os itens necessários para a execução da receita, acompanhados de suas medidas exatas. Essas medidas podem ser  apresentadas em gramas, quilos, colheres ou xícaras;
  • Modo de preparo: É o passo a passo da receita. Nele encontramos uma linguagem clara e objetiva. Os verbos aparecem no modo imperativo ou no infinitivo;
  • A receita pode apresentar elementos extras também, como rendimento da receita, tempo de preparo, nível de dificuldade, entre outros dados importantes para quem pretende executar a receita.
 Receita alternativa:
 A culinária alternativa procura aproveitar todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é descartado como: caule, talos, cascas, folhas e sementes.
Exemplo: 
Bolo de casca de banana:
INGREDIENTES
02 xícaras de casca de banana madura;
04 claras em neve 03 xícaras de farinha de trigo;
02 colheres de fermento em pó;
04 gemas;
02 xícaras e meia de açúcar;
05 colheres rasas de margarina Canela em pó para polvilhar.
MODO DE PREPARO
 _ Bata no liquidificador as cascas de banana com meia xícara de água. Reserve;
 _ Na batedeira, coloque a margarina, a gema e o açúcar, batendo até ficar homogênea, misture as cascas de banana batidas, a farinha e o fermento;
_ Por último, às claras em neve, polvilhando com a canela antes de ir ao forno;
_ Leve ao forno untado. Assar durante 30 ou 35 minutos. 
 




terça-feira, 8 de maio de 2012

Títulos e legendas-7º ano

Título

Elemento essencial na notícia jornalística. Ele tem função de orientar, despertar a curiosidade do leitor, cativá-lo e prendê-lo, ou em outros casos, pode ser o responsável pelo contrário. O título também pode desempenhar uma função factual e de chamada quando resumindo as linhas fundamentais do texto, passa a desenvolver funções da natureza  eminentemente práticas.
O título também exerce as funções poética e prática, quando mais que resumir o texto, ele procura deixar o leitor em dúvida, seduz, cria expectativa, fazendo com que assim, ele se interesse pela leitura.
 
O título também possui uma ligação anafórica quando funciona como lembrete  de  uma   informação   conhecida,  remetendo   a   um   elemento   anterior,  não   enunciado   no texto, mas presente no espírito do leitor.
Por outro lado, o título também  tem uma ligação catafórica quando estabelece uma relação "com aquilo que se segue, induzindo a uma dada leitura do texto" (p. 52). Nesses casos, o título se explica durante o texto, de forma que o leitor só conseguirá compreendercompletamente o título após a leitura do texto.
Características do título:
 
§O título deve, necessariamente, ter relação com o conteúdo informativo da notícia que se segue;
§ Deve ainda ser acessível ao seu público alvo. Essa característica é de grande importância quando   pensamos   na   ligação   anafórica   que  o  título   pode  fazer  com  o  conhecimento   prévio   do leitor;
§Os   títulos   não   devem   ser enigmáticos, pedantes, acessíveis apenas ao seu autor e ao Altíssimo;
§É que os títulos apresentam, no caso dos jornais impressos, uma função estética, de forma que quebram a monotonia dos textos e colunas.
Legenda 
Recurso essencial de edição. A legenda não é colocada sob a foto apenas para descrevê-la, embora não possa deixar de cumprir  essa  função.  Por  ser  um  dos  primeiros  elementos  da página que atrai o leitor, merece tanto cuidado quanto os títulos. Deve ser atraente e conquistar a atenção.
A  boa  legenda  também  esclarece  qualquer  dúvida  que  a  foto
possa  suscitar.  Deve  salientar  todo  aspecto  relevante  e  dar
informação adicional sobre o contexto em que ela foi tirada. Não
deve  simplesmente  descrever  aquilo  que  qualquer  leitor  pode
ver por si só
.

A  legenda  fotográfica  deve  atender  à  curiosidade  do  leitor,  que
deseja saber o que ou quem aparece na foto, o que está fazendo,
onde está. Sempre que for cabível, deve usar verbo no presente
(o presente do momento em que a foto foi tirada). 

 


terça-feira, 17 de abril de 2012

Algumas explicações e um exemplo de crônicas para meus alunos do 6º ano


VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NAS SITUAÇÕES DO DIA-A-DIA MAIS QUE VOCÊ VIVENCIA COM MAIS FREQUÊNCIA?
Se você possui um olhar atento, com certeza, já percebeu, em algumas situações cotidianas, algo além do que todos veem.O que você percebeu pode virar um texto, caso você decida escrever.
  • O GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA NARRATIVA: COMO SURGIU?
A crônica é um dos mais antigos gêneros jornalísticos. No Brasil, surgiu há uns 150 anos, com o Romantismo e o desenvolvimento da imprensa.
A princípio, com o nome de folhetim, designava um artigo de rodapé escrito a propósito de assuntos do dia- políticos, sociais, artísticos, literários. Aos poucos, foi se tornando um texto mais curto e se afastando da finalidade de informar e comentar, substituída pela intenção de apresentar os fatos do cotidiano de forma artística e pessoal.
  • POR QUE SE CHAMA CRÔNICA?
Quando surgiu, a crônica era publicada em jornais, abordando assuntos relacionados ao cotidiano do povo. Hoje, encontramos crônicas que já passaram por jornais, sendo publicadas em livros. Uma das suas grandes características é a o pitada de humor que dá ao corpo de texto, fazendo com que o leitor pense: “como é que eu nunca havia pensado nisso?”, bem como a ironia da qual é dotada.
  • CARACTERÍSTICAS DA CRÔNICA
Por ser um texto narrativo, a crônica apresenta todos os elementos da narrativa, porém, o seu corpo de texto é curto;
Quase sempre explora o humor;
As vezes, diz as coisas mais sérias por meio de uma aparente conversa fiada;
Outras vezes, faz poesia da coisa mais banal e despretensiosa;
Registra o circunstancial do nosso cotidiano mais simples, acrescentando fortes doses de humor e ironia;
Mostra de outros ângulos, os sinais de vida que diariamente deixamos escapar da nossa observação.
Para sistematizar seu conhecimento e entender um pouco mais esse gênero, leia a seguinte crônica de Luís Fernando Veríssimo:
Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito:"Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na Empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso ?
- Ainda bem que esse infeliz morreu !
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar a sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: VOCÊ MESMO! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "SUA VIDA NÃO MUDA QUANDO SEU CHEFE MUDA, QUANDO SUA EMPRESA MUDA, QUANDO SEUS PAIS MUDAM, QUANDO SEU(SUA) NAMORADO(A) MUDA. SUA VIDA MUDA... QUANDO VOCÊ MUDA! VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda"

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

E se amar não for o suficiente...


...ao menos tente.
Tente olhar para si e ver o que falta;
Tente olhar para o outro e ver o que sobra;
Tente enxergar além do explícito;
Tente se acostumar com os defeitos;
Tente mostrar os seus defeitos;
Tente moldar os seus defeitos;
E, acima de tudo, experimente tentar...sem medo de errar pois os erros fazem parte. Se não der certo, recomece. Tente ser feliz!

Dedicado a Vanessa Cristina do "Paro e me pergunto"

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sobre pratos e xícara



É interessante, ao acrodarmos e nos posicionarmos à mesa para tomar o café da manhã, a disposição das louças. Colocamos sempre a quantidade exata para o número de pessoas que irão deliciar-se com o dejejum.



Engraçado como temos alguma coisa a ver com simples objetos, seres inanimados, irracionais. Dispor xícaras e pratos à mesa, equivalentes à quantidade de membros da família, é como se nós estivéssemos numa escala proporcional às louças, como se a presença de um, dependesse da existência do outro.



Pensando bem, o tempo de vida útil de pratos e xícaras, assim como o dos copos e talheres depende sim da presença de um habitante do lar.



Lembro-me bem da manhã seguinte ao casamento do meu irmão mais velho. Minha mãe, como sempre, de pé, muito cedo, preparando as delícias matinais. Seis lugares a postos. Isso indicava que seis pessoas sentariam ali, seis xícaras seriam usadas, num café da manhã regado a muitas conversas, umas boas, outras que soavam como puxões de orelha, mas que seriam as nossas conversas. Coitada de minha mãe! Ela ainda não havia se acostumado com apenas cinco pessoas. Ainda não havia internalizado que o grupo familiar havia diminuído, que meu irmão deixou de ser família para virar parente que nos visitaria somente nos finais de semana, isso quando não fosse arrastado para a casa da sogra. Nesse dia, sorrimos.



Passado algum tempo, algo fez com que minha mãe não tivesse vontade de preparar nosso café da manhã. Não sei nem se ela conseguiu dormir na noite anterior.



Fui à cozinha, e, com os olhos marejados, preparei o café e dispus as louças. Eu já estava acostumada a ver só cinco xícaras na mesa. Mas nesse dia, com um aperto no coração, coloquei somente quatro.



Depois de muita insistência minha e de meus irmãos mais novos, minha mãe saiu do quarto para tomar café. Ela não conseguiu quebrar o jejum. Faltava uma xícara. Faltava alguém. Alguém que não iria nos visitar nos fins de semana para colocarmos uma louça a mais na mesa. Faltava o meu pai.



Desde aquele dia, sentamos-nos à mesa, mas há um vazio. As conversas? Talvez elas voltem. A xícara? Talvez também seja colocada, talvez quebre, mas com a certeza de que poderá ser substituída. Mas, meu pai, insubtituível, esse deixará um vazio, que nunca poderá ser preenchido.






Em memória a Francisco Luís da Silva.



Priscilla Robertha de Andrade