terça-feira, 8 de maio de 2012

Títulos e legendas-7º ano

Título

Elemento essencial na notícia jornalística. Ele tem função de orientar, despertar a curiosidade do leitor, cativá-lo e prendê-lo, ou em outros casos, pode ser o responsável pelo contrário. O título também pode desempenhar uma função factual e de chamada quando resumindo as linhas fundamentais do texto, passa a desenvolver funções da natureza  eminentemente práticas.
O título também exerce as funções poética e prática, quando mais que resumir o texto, ele procura deixar o leitor em dúvida, seduz, cria expectativa, fazendo com que assim, ele se interesse pela leitura.
 
O título também possui uma ligação anafórica quando funciona como lembrete  de  uma   informação   conhecida,  remetendo   a   um   elemento   anterior,  não   enunciado   no texto, mas presente no espírito do leitor.
Por outro lado, o título também  tem uma ligação catafórica quando estabelece uma relação "com aquilo que se segue, induzindo a uma dada leitura do texto" (p. 52). Nesses casos, o título se explica durante o texto, de forma que o leitor só conseguirá compreendercompletamente o título após a leitura do texto.
Características do título:
 
§O título deve, necessariamente, ter relação com o conteúdo informativo da notícia que se segue;
§ Deve ainda ser acessível ao seu público alvo. Essa característica é de grande importância quando   pensamos   na   ligação   anafórica   que  o  título   pode  fazer  com  o  conhecimento   prévio   do leitor;
§Os   títulos   não   devem   ser enigmáticos, pedantes, acessíveis apenas ao seu autor e ao Altíssimo;
§É que os títulos apresentam, no caso dos jornais impressos, uma função estética, de forma que quebram a monotonia dos textos e colunas.
Legenda 
Recurso essencial de edição. A legenda não é colocada sob a foto apenas para descrevê-la, embora não possa deixar de cumprir  essa  função.  Por  ser  um  dos  primeiros  elementos  da página que atrai o leitor, merece tanto cuidado quanto os títulos. Deve ser atraente e conquistar a atenção.
A  boa  legenda  também  esclarece  qualquer  dúvida  que  a  foto
possa  suscitar.  Deve  salientar  todo  aspecto  relevante  e  dar
informação adicional sobre o contexto em que ela foi tirada. Não
deve  simplesmente  descrever  aquilo  que  qualquer  leitor  pode
ver por si só
.

A  legenda  fotográfica  deve  atender  à  curiosidade  do  leitor,  que
deseja saber o que ou quem aparece na foto, o que está fazendo,
onde está. Sempre que for cabível, deve usar verbo no presente
(o presente do momento em que a foto foi tirada). 

 


5 comentários:

  1. eii professora pra gente estudar e so poema visual titulos e legendas ¿

    ResponderExcluir
  2. site confuso, não entendi direito o assunto dado, e esses cubinhos atrás confundem o aluno chamando atenção pra os mesmos e não para matéria, e também a letra é minúscula não dá para enxergar direito

    ResponderExcluir